Diretrizes dos campeonatos de freestyle segundo a determinação da WFSA (World Freestyle Skateboard Association):
FORMATOS
Categoria Master (acima de 40 anos)
Duas voltas de 1 minuto e meio
Categoria Profissional
Duas voltas de 2 minutos
Categoria Amador
Duas voltas de 2 minutos
Categoria Iniciante
Duas voltas de 1 minuto
Obs: vale sempre a melhor volta.
MÚSICA (TRILHA SONORA)
Cada competidor (a) deve apresentar seu próprio CD de áudio (não vale MP3) contendo pelo menos uma música (o ideal são duas músicas diferentes para cada volta de apresentação). O CD deve ser etiquetado com o nome e apelido do skatista. É favor deixar as músicas gravadas na seqüência (música 1 para a primeira volta e música 2 para a segunda volta).
TEMPO ENTRE AS VOLTAS
Os juízes podem precisar de até dois minutos para decidir as notas. Durante este tempo, o competidor seguinte pode andar na área de competição com a locução em andamento.
JULGAMENTO
Deve ser feito por quesitos conforme é descrito abaixo:
FORMATOS
Categoria Master (acima de 40 anos)
Duas voltas de 1 minuto e meio
Categoria Profissional
Duas voltas de 2 minutos
Categoria Amador
Duas voltas de 2 minutos
Categoria Iniciante
Duas voltas de 1 minuto
Obs: vale sempre a melhor volta.
MÚSICA (TRILHA SONORA)
Cada competidor (a) deve apresentar seu próprio CD de áudio (não vale MP3) contendo pelo menos uma música (o ideal são duas músicas diferentes para cada volta de apresentação). O CD deve ser etiquetado com o nome e apelido do skatista. É favor deixar as músicas gravadas na seqüência (música 1 para a primeira volta e música 2 para a segunda volta).
TEMPO ENTRE AS VOLTAS
Os juízes podem precisar de até dois minutos para decidir as notas. Durante este tempo, o competidor seguinte pode andar na área de competição com a locução em andamento.
JULGAMENTO
Deve ser feito por quesitos conforme é descrito abaixo:
Quesitos
• Técnica
• Consistência
• Aspecto Artístico
• Variedade
Técnica, de 0 a 25 pontos
O grau de dificuldade das manobras executadas e concluídas. Não são retirados pontos por erros. Este quesito também engloba o modo como as manobras são executas e conectadas umas à outras.
Consistência, de 0 a 25 pontos
A consistência diz respeito a uma rotina fluida, sem erros. Não são deduzidos pontos para paradas propositais ou para alterações controladas de velocidade e ritmo. Neste quesito, são retirados pontos no caso de erros, manobras não concluídas, pausas involuntárias e paradas excessivas. Uma rotina fluida e interessante pode esconder erros, portanto, cabe aos juízes decidirem o quanto esses tais erros afetou a rotina.
Aspecto Artístico, de 0 a 25 pontos
Este quesito engloba diversos elementos: estilo, forma, facilidade, controle do corpo e do skate; interpretação da música, originalidade no estilo e técnica; uso da área inteira de competição. Vale lembrar que o intervalo entre as manobras é tão importante quanto às próprias manobras.
Variedade, de 0 a 25 pontos
Variedade na técnica, ou seja, a quantidade de manobras dentro da mesma apresentação. Manobras diferentes e inéditas são elementos que estimulam uma ótima pontuação, principalmente quando são executadas dentro de uma linha consistente.
Pontos
• Os juízes dão notas de 0 a 25 pontos para cada quesito.
• 0 = nada bom; 25 = perfeito
• As notas de cada juiz são somadas para fazer uma nota final.
Dicas para os juízes
Para um julgamento mais justo possível é recomendado que os juizes observem, primeiramente, a rotina como um todo (com uma visão panorâmica), para que na seqüência sejam feitas as pontuações relacionadas aos quesitos já citados acima.
• Técnica
• Consistência
• Aspecto Artístico
• Variedade
Técnica, de 0 a 25 pontos
O grau de dificuldade das manobras executadas e concluídas. Não são retirados pontos por erros. Este quesito também engloba o modo como as manobras são executas e conectadas umas à outras.
Consistência, de 0 a 25 pontos
A consistência diz respeito a uma rotina fluida, sem erros. Não são deduzidos pontos para paradas propositais ou para alterações controladas de velocidade e ritmo. Neste quesito, são retirados pontos no caso de erros, manobras não concluídas, pausas involuntárias e paradas excessivas. Uma rotina fluida e interessante pode esconder erros, portanto, cabe aos juízes decidirem o quanto esses tais erros afetou a rotina.
Aspecto Artístico, de 0 a 25 pontos
Este quesito engloba diversos elementos: estilo, forma, facilidade, controle do corpo e do skate; interpretação da música, originalidade no estilo e técnica; uso da área inteira de competição. Vale lembrar que o intervalo entre as manobras é tão importante quanto às próprias manobras.
Variedade, de 0 a 25 pontos
Variedade na técnica, ou seja, a quantidade de manobras dentro da mesma apresentação. Manobras diferentes e inéditas são elementos que estimulam uma ótima pontuação, principalmente quando são executadas dentro de uma linha consistente.
Pontos
• Os juízes dão notas de 0 a 25 pontos para cada quesito.
• 0 = nada bom; 25 = perfeito
• As notas de cada juiz são somadas para fazer uma nota final.
Dicas para os juízes
Para um julgamento mais justo possível é recomendado que os juizes observem, primeiramente, a rotina como um todo (com uma visão panorâmica), para que na seqüência sejam feitas as pontuações relacionadas aos quesitos já citados acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário